ISPM - CORPO DIRECTIVO E DOCENTES DISCUTEM O BALANÇO DO SEMESTRE TRANSATO E ARQUITECTAM O NOVO SEMESTRE

No pretérito dia 1 do mês de Agosto o corpo directivo e o corpo docente, na sala dos professores do ISPM, avaliaram o desenrolar do primeiro semestre, o que foi, no dizer do coordenador do curso, dos docentes e do chefe da Área dos Assuntos Académicos, positivo, e apresentaram o plano arquitectónico para o arranque do segundo semestre do ano académico 2018. A reunião contou com a presença do Digníssimo Director do Instituto, Eduardo Valentim Ekundi, PhD. do Coordenador do Curso de Psicologia Clínica, Lic. Simão Vicente, do Chefe do Departamanto dos Assuntos Académicos, Srº Francisco André, a área dos Assuntos Científicos foi representada pelo senhor Lic. Hedy Joanilson Fortunato António e o Departamento de Tecnologias, Documentação e Informação, pelo seu chefe, Srº Adilson Dinis Figueira.

O encontro que serviu de base para o balanço das actividades docentes e administrativas foi considerado positivo e bastante produtivo, pois, todas as áreas que impulsionam este grande motor, em uníssono apresentaram críticas e sugestões capazes de levar o curso de Psicologia Clínica a um porto mais seguro.

Sobre o balanço do primeiro semestre, os docentes mostraram-se preocupados com o desempenho do SIGA (Sistema Integrado de Gestão Académica), sugerindo mesmo uma formação para um domínio melhor, reclamaram-se da redundância existente nas plataformas de registos de avaliação, sendo que uma mesma informação é repetida em quase todos os documentos exigidos, o que gera uma certa exaustão laboral desnecessária. A falta de comunicação e a carência de decoro no trato reinante entre alguns dos integrantes do curso de Psicologia Clínica foi um dos males que também mereceu atenção, e a ausência do curso em algumas actividades científicas a que o ISPM se fez representar.

Já o Departamento dos Assuntos Académicos mostrou-se preocupado com certos professores que tiveram uma postura inadimplente no que concerne à apresentação dos documentos de avaliação.

Sobre as perspectivas para o segundo semestre, o coordenador do curso afirmou já estarem criadas todas as condições e que o seu arranque está marcado para o dia 06 do mês de Agosto, e informou que dois docentes já não mais faziam parte do corpo docente do curso de Psicologia Clínica, nomeadamente a Dra. Ir. Florência Kassinda, por motivação intrínseca, que leccionou durante o I Semestre a disciplina de Epistemologia e o dr. Veloso Dala, por opção institucional, que leccionou a disciplina de Psicopatologia, e anunciou igualmente a realização das jornadas Científicas que decorrerão de 03 a 08 de Setembro, e que a comissão para a realização das mesmas está constituída pelos seguintes docentes: Lic. Silvestre da silva, Lic. Gelásia Casimiro, Lic. Damião da Silva, Msc. Kalonesse Aragão e será chefiada pelo corrdenador do curso de Psicologia Clínica.

Da parte do chefe da Área dos Assuntos Académicos, igualmente se afirmou estarem já criada todas as condições, e mediante reclamação dos docentes, entendeu-se retirar alguns campos na C1, a fim de se evitar a redundância ora aludida.

O Digníssimo Director, depois de ouvir a todos os integrantes, mostrou-se satisfeito e sugeriu medidas para se combater os males ante apresentados, alertando a todos os docentes presentes uma postura cada vez melhor. De um modo geral caracterizou positivo o semestre transato. Afirmou igualmente que não obstante as dificuldades financeiras assistidas no pagamento atempado dos honorários dos docentes, a entrega ao trabalho não pode ser condicionada, pois isto afecta radicalmente o desempenho da qualidade de ensino, devendo por tanto haver bastante disciplina, sendo que todos somos chamados a desempenhar as nossas atividades com brio. Mencionou o estado do andamento do novo Estatuto da carreira docente do Ensino superior e declarou já estar já numa fase avançada e que trará mais valia no que toca à dignidade do docente do ensino superior.

  • Texto: Damião da Silva – G.I.-ISPM
  • 02/08/2018
  • ISPM
Acções nas Comunidades

Actividades Recentes

A ministra do Ensino Superior Ciência, Tecnologia e Inovação, Maria Sambo, constata em Malanje o funcionamento do ISPM.