Vice-governador pede rigor aos estudantes universitário na província

O responsável fez esse apelo na cerimónia de baptismo de 799 novos estudantes universitários das quatro instituições públicas de ensino superior sediadas na província, nomeadamente Instituto Superior Politécnico de Malanje, Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje, Escola Superior Politécnica de Malanje e a Faculdade de Medicina, esta última afecta a Universidade Lueji A´konde..

Manuel Campo disse ser importante que os estudantes universitários tenham dedicação, disciplina e rigorosidade nos estudos como pilares sobre os quais vão edificar uma formação sólida, que os tornará quadros capazes de contribuir no desenvolvimento do país nos diversos domínios.

Por outro lado, Manuel Campo frisou que o ingresso ao ensino superior marca o começo de uma nova etapa na vida de cada estudante, por isso estes devem se dedicar ao máximo e traçar metas, com vista a concretização dos seus sonhos.

Lembrou que o Executivo tem dado particular atenção ao ensino universitário, sendo exemplo disso, a implantação na província de Malanje das quatro instituições de ensino superior, para além de mais duas que abrirão este ano, designadamente Instituto Superior Politécnico da Catepa e o Instituto Superior Politécnico Dom Cardeal Alexandre do Nascimento, o que vai elevar a oferta de cursos ao nível da região.

“Tais acções demonstram de forma inequívoca o compromisso e o investimento do governo angolano no asseguramento do acesso ao ensino superior, em alinhamento ao Plano Nacional de Formação de Quadros 2013-2017”, sustentou.

Em representação às instituições de ensino superior na província, o director-geral do Instituto Superior Politécnico Agro-alimentar de Malanje, Guilherme Pereira, pediu na ocasião aos estudantes a primar pela excelência, para além de reflectirem em torno do conceito de “ensino superior de qualidade”, com vista a evitar a tendência de banalização deste pressuposto que, na sua visão, constitui a base para o êxito deste nível de ensino.

Do mesmo modo, o responsável pediu aos discentes, no sentido de desenvolverem a cultura do mérito estudantil, enquanto premissa que promove o reconhecimento e brio dos estudantes.

Enquanto isso, em representação das Associações dos Estudantes das Instituições de ensino superior de Malanje, Bartolomeu Paposseco, aconselhou os estudantes a assumir os estudos com sentido de responsabilidade, visto que só deste modo conseguirão concluir este ciclo com êxito e responder aos desafios que lhes serão impostos.

Refere-se que os caloiros ora baptizados estão a frequentar os cursos de Psicologia Clínica, Ciências Farmacêuticas e de Enfermagem, Medicina, Tecnologia Agro-alimentar, Sociologia, Psicologia, Matemática, Pedagogia, Gestão e Hotelaria e Turismo.

  • 09/11/2017
  • 09
  • ISPM-Aurélio Cua