CERIMÓNIA DE OUTORGA DE DIPLOMAS

Na manhã do dia 18 de Abril do ano em curso, o Instituto Superior Politécnico de Malanje outorgou, na sala Simão Toco, do Hotel Palanca Negra, os diplomas a 83 recém-licenciados, sendo 9 do curso de Ciências Farmacêuticas e 73 do curso de licenciatura em Ciências de Enfermagem.

A cerimónia foi Presidida por Sua Excia. Vice-Governador de Malanje para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas Gabriel Domingos António Pontes, ladeado pelo Digníssimo Director Geral do ISPM, Professor Doutor Eduardo Ekundi Valentim, PhD. e pelo vice Director do ISPM para a Área Científica e Pós-Graduação, Professor Doutor André Roberto Mampumbu, PhD. igualmente testemunhada por entidades Judiciais, Civis e Militares, Directores das outras IES públicas e privadas da província, Directores de Gabinetes provinciais e das unidades hospitalares, Bastonários das Ordens Profissionais, Docentes, Discentes e Familiares, assim como Entidades Eclesiásticas.

No seu discurso de abertura, o Digníssimo Director Geral do ISPM em breves palavras apresentou o itinerário seguido pelo ISPM, começando da sua criação através do decreto 07/09 de 12 de Maio afirmando que a referida instituição teve o seu arranque no ano 2014, ministrando o curso de Licenciatura em Ciências de Enfermagem cujos estudantes tinham começado a caminhada na Faculdade de Medicina.

Este grupo de licenciados, continuou, oferece ao ISPM um sabor diferente por, embora constituir a quarta geração de licenciados saídos do ISPM, fazer parte do primeiro grupo de licenciados integralmente formados pelo ISPM, isto é, trata-se do primeiro grupo de licenciados formados pelo ISPM do primeiro ao último ano, facto este que oferece à referida cerimónia um carácter muito especial. Outro aspecto de carácter importante que se junta aos factos já mencionados é caso de estar a lançar o primeiro grupo de licenciados do curso de licenciatura em Ciências Farmacêuticas.

Este feito soma nas contas do ISPM, no conjunto dos quadros lançados ao mercado, um total de 397 licenciados desde o ano 2016. Palavras de elogio pelos esforços e perseverança também foram proferidas pelo Digníssimo Director Geral, não deixando, portanto de enaltecer o apoio prestado pelas famílias e amigos dos recém-licenciados, porquanto o homem não vive só.

Os recém-licenciados foram igualmente convidados a perceber que o aprendizado é um processo e que para tal é necessário saber que esta cerimónia não marca o seu fim, sim o início, devendo, portanto buscá-la com persistência, boa capacidade comunicativa, organização e resiliência, uma vez que o profissionalismo adquire-se pautando-se por estas estradas, não se esquecendo, portanto da necessidade de desenvolvimento da capacidade de adaptação, de viver na diversidade de opiniões e de encarar os problemas como oportunidade de crescimento, não descurando, portanto a capacidade de gerência do tempo.

Ainda no seu discurso, aquele Director não deixou de dirigir palavras de agradecimento ao apoio prestado pelo Governo da Província de Malanje, aos docentes, assim como a todos os funcionários e administrativos do ISPM.

Na mensagem dos recém-licenciados, os estudantes realçaram a importância dos ganhos da paz, afirmando mesmo que este acto é o reflexo da paz no país, assim como enalteceram o esforço do Governo quer a nível Central, quer a nível Local, pelo apoio prestado no sector do ensino, reconhecendo como, dentre outros esforços, a formação académica e técnico-profissional, propriamente na concessão de bolsas de estudo quer internas quer externas, uma vez que muitos recém-licenciados são beneficiários das referidas bolsas de estudo.

O Vice-Governador de Malanje para os Serviços Técnicos e Infra-estruturas Gabriel Domingos António Pontes, na sua intervenção, parabenizou os recém-licenciados, encorajando-os a pautar por uma postura profissional e social que se ajuste aos objectivos preconizados pelo país, e não deixou de realçar a qualidade de ensino prestada pelo ISPM, dirigindo palavras de engrandecimento ao corpo docente.

Afirmou na sua intervenção que este feito é um passo firme do país rumo ao desenvolvimento, e de forma particular para a província.

A cerimónia contou um rico momento cultural, onde os jovens cantaram, declamaram e dançaram ao ritmo da boa música.

Bem-haja, ISPM!

Texto: G.C.I. – Damião da Silva Fotografia: Pedro Júlio Tembo Zau Arranjo Técnico: Adilson Figueira 18/04/2019 ISPM