Noticias Recentes

Chevenin de Bolsa de Estudos

Apresentacao do Programa Chevenin de Bolsa de Estudos

Sábado Científico

Ispm de Mãos Dadas com a Investigação Científica

Balanço do Semestre Transato e Novo

Balanço do Semestre Transato e Arquitetam o Novo Semestre

ISPM direcciona foco na resposta às exigências do mercado de trabalho

O director fez tal afirmação à margem da cerimónia de baptismo de 799 estudantes das quatro instituições de ensino superior públicos da província, sendo 264 do Instituto Superior Politécnico de Malanje, 325 da Escola Superior Politécnica de Malanje, 160 do Instituto Superior de Tecnologia Agro-alimentar de Malanje e 50 da Faculdade de Medicina de Malanje da Universidade Lueji Ankonde.

De acordo com o responsável, neste sentido, o ISPM tem procurado melhorar cada vez mais o processo de ensino e aprendizagem, porquanto é premissa da instituição formar quadros com qualidade e que possam contribuir no processo de desenvolvimento do país nos mais variados domínios, o que requer que os mesmos saiam já da academia com as valências requeridas pelas suas áreas de formação.

Quanto a cerimónia de baptismo de novos candidatos, Eduardo Ekundi Valentim disse representar um momento ímpar na vida de cada estudante, pois encerra em si o início de um novo ciclo e implica igualmente o redobrar da dedicação e responsabilidade, de modo a evitar reprovações e permitir alcance das metas preconizadas por cada um.

Entretanto, os estudantes garantiram empenho e abnegação, visando a conquista do grau de licenciatura dentro do período previsto nas gralhas curriculares dos respectivos cursos.

A título de exemplo, Susana Quitumba, estudante do primeiro ano do curso de Psicologia Clinica, prometeu priorizar os estudos, em detrimento de outras actividades, pois, segundo a mesma, o ensino devem ser encarado com elevado sentido de comprometimento e dedicação.

“É importante que os estudantes abdiquem-se das redes socias, visto que a mesma tem consumido maior parte do seu tempo”, aconselhou, tendo ainda acrescentado que a primazia deve recair apenas aos estudos.

A mesma ideia foi partilhada por Conceição Abel Armando, estudante do primeiro ano do curso de Ciências Farmacêuticas, para quem, a palavra de ordem será empenho, recordando a máxima segundo a qual “não há benefícios sem sacrifício”.

Já a estudante do primeiro ano do curos de Enfermagem, Madalena Alexandre, assegurou estar prepara para os desafios que a vida académica impõe. A discente precisou também que para se vingar na vida, é indispensável cumprir etapas e vencer desafios, sendo a conclusão da licenciatura uma delas.

Dos estudantes afectos ao Instituto Superior Politécnico de Malanje ora baptizados, destaca-se 40 do curso de Ciências Farmacêuticas, 60 de Enfermagem e 164 de Psicologia Clinica.

A cerimónia, que foi presidida pelo voce-governador para o sector político e social, Manuel Campo, contou ainda com a presença de membros do governo provincial e responsáveis das instituições de ensino da província, bem como representantes da delegação provincial do Ministério do Interior e das FAA (Forças Armadas Angolanas).

  • Por Adilson Dinis
  • 14/01/2018
  • 17
  • ISPM