Saída para o mercado de trabalho

O licenciado em Enfermagem é um profissional preparado para prestar cuidados de enfermagem abrangente com foco na promoção, prevenção, recuperação, reabilitação e proteção ambiental, na implementação de cuidados para as pessoas saudáveis ou doentes, famílias e a comunidade, bem como para desempenhar funções de ensino, pesquisa e administrativa, tanto em situações normais como em desastres de vários tipos.

Esferas de ação

Este profissional irá realizar nos três níveis de cuidados de saúde e em diferentes níveis e centros administrativos, cuidados de saúde, ensino e estrutura do Sistema Nacional de Saúde de pesquisa.

No decorrer do ciclo de formação ao longo dos semestres os estudantes vão adquirindo um treinamento sequencial e sistemático de como se desenvolvem gradualmente as características de cada nível de formação, enquanto vão ganhando competências definidas ou estratégias curriculares para concluir o ciclo da melhor forma possível.

Para a conclusão de cada ciclo formativo que habilita a recepção de um certificado é aplicado um exame teórico e prático, cuja aprovação é obrigatória para se qualificar para o exame escrito Estadual Nacional.

O quinto ano do curso é uma prática pré-profissional e consiste em quatro rotações sendo, Cuidados de Saúde Primários, Pediatria, Ginecologia e Clínica cirúrgica, onde o aluno realiza 44 horas de trabalho de educação médica de forma independente no seu local de estágio sob a supervisão de um professor com vista a aprofundar e consolidar as suas competências profissionais ao máximo.

O curso compreende ainda o desenvolvimento de atividades extracurriculares que complementam o caráter formativo do mesmo como as actividades científicas do aluno cujo objetivo geral é desenvolver motivação, habilidades e hábitos de pesquisa e ainda a completude do desenvolvimento curricular.o curso compreende ainda o desenvolvimento de atividades extracurriculares que complementam o caráter formativo do mesmo como as actividades científicas do aluno cujo objetivo geral é desenvolver motivação, habilidades e hábitos de pesquisa e ainda a completude do desenvolvimento curricular.

O movimento de estudantes assistentes incentiva a participação dos alunos em atividades educacionais.

A formação extracurricular é completada com atividades culturais, desporto e recreação.

Caracterização da Profissão

A enfermagem é uma das profissões que se distingue em maior educação médica pelo desempenho e necessidade deste recurso em saúde, que, essencialmente, é consubstanciado em quatro dimensões principais:

Assistência de enfermagem à pessoa (família, comunidade);
Saúde e o meio ambiente.
Satisfazer as necessidades de saúde do indivíduo, família e comunidade, aplicando a lógica do Processo de Assistência de Enfermagem como um método científico da profissão tendo em conta a promoção, prevenção, cura e reabilitação para assegurar o bem-estar físico, mental e social.
Uso do ensino, processos administrativos e de investigação para garantir a qualidade e otimização de serviços de enfermagem na busca da excelência.